Pular para o conteúdo principal

Bye Bye JavaFX Scene Builder, Bem-vindo Gluon Scene Builder 8

Desde Java 8u40 a Oracle anunciou que o Scene Builder só será liberado como código-fonte dentro do projeto OpenJFX. A Oracle não irá mais fornecer os instaladores.

O que é uma pena, era muito fácil instalar e trabalhar com Scene Builder especialmente para os novatos em JavaFX, mas o novo Gluon resolve este problema. Eles irão fornecer compilações do Scene Builder como antes, como instaladores para Max OS X, Linux, Windows ou simplesmente como um jar executável.

O que significa para os desenvolvedores JavaFX e especialmente para iniciantes?

Nada até agora. Você simplesmente tem que baixar página de Gluon Scene Builder em vez do Oracle. Todo o resto é a mesma coisa de antes. A atualização de Scene Builder 2.0 para o Gluon Scene Builder 8.0.0 é bastante fácil. Você tem que instalá-lo via .deb ou outro. Não importa se você já tem um instalação do Scene Builder em sua máquina. Ele simplesmente vai ser atualizado.

Temos que agradecer a Gluon por fornecer e apoiar esta grande ferramenta. Ela permanece amigável para iniciantes e mantém a produtividade dos desenvolvedores JavaFX em um nível elevado.

Nota: O Gluon já foi construído com Java 8u40, logo você também precisa desta versão para a execução de Scene Builder.

Link: https://dzone.com/articles/bye-bye-javafx-scene-builder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer upload e download de arquivos usando Servlet e JSP

Este post vai apresentar como implementar um upload e download de arquivos usando Servlets, JSP, JSTL, EL e o padrão MVC.

Para este exemplo, vou criar um projeto web dinâmico no Eclipse. Eu não vou especificar um banco de dados, o código deve funcionar com qualquer banco relacional.

Para implementar o exemplo precisamos de quatro bibliotecas adicionais, sendo duas da Apache:
http://commons.apache.org/fileupload/http://commons.apache.org/io E para usar o JSTL precisamos de mais duas bibliotecas adicionais, a API e a implementação. Ambos podem ser encontrados no link:
http://jstl.java.net/download.html Baixe todas as bibliotecas e adicione na pasta lib dentro de WebContent. A pasta lib também deve conter o conector para o banco de dados utilizado.

Upload

A página de envio deve conter um formulário com os campos necessários e mais um campo de input type file para o upload. No exemplo a seguir, vou mostrar o formulário com apenas dois campos: input type="file" e outroinput type=&qu…

Como configurar o Maven para um projeto web (Mavenize web project)

Neste post vou mostrar como criar um projeto web com maven. Para isso será necessário adicionar o plugin do Maven (m2eclipse), caso ainda não tenha.
Para fazer isso vá na menu "help" e depois "install new software". Selecionar "All available sites" em "work with", esperar carregar e na caixa inferior, e depois buscar por "maven integration for Eclipse". A instalação de plugins pode ter que ser realizada de diferentes maneiras dependendo da versão do eclipse instalada.

Em seguida, vamos criar o novo projeto, selecionando "Maven Project" no Eclipse.
Clique em “skip archetype selection” e defina o group id como: org.mycompany.lightshop. O group id é similar ao pacote padrão/base da aplicação. O artifact id, que é considerado o nome do projeto, deve ser definido como: lightshop. Na opção "packaging" selecione "war".

O archetype é considerado um template para projetos do Maven. Existem diversos exemplos de arch…

Criando templates usando o web.xml e fragmentos de JSPs (JSPFs)

Neste tópico vou abordar uma outra maneira de criar templates sem usar bibliotecas externas. Iremos utilizar apenas o web.xml e fragmentos de JSPs (JSPFs).

Inicialmente irei criar uma página HTML completa com cabeçalho, corpo e rodapé. Vou chamar essa página de index.jsp, salvá-la no WebContent com o código a seguir:

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=UTF-8" pageEncoding="UTF-8"%> <!DOCTYPE html> <html> <head> <link href="css/default.css" rel="stylesheet" type="text/css"> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8"> <title>Página Principal</title> </head> <body> <div id="header"> <h1>Título do web site</h1> </div> <div id="menu"> <h2>Menu</h2> <ul> <li><a href="cadastrar.j…