sexta-feira, 17 de maio de 2013

Como configurar o Maven para um projeto web (Mavenize web project)

Neste post vou mostrar como criar um projeto web com maven. Para isso será necessário adicionar o plugin do Maven (m2eclipse), caso ainda não tenha.
Para fazer isso vá na menu "help" e depois "install new software". Selecionar "All available sites" em "work with", esperar carregar e na caixa inferior, e depois buscar por "maven integration for Eclipse". A instalação de plugins pode ter que ser realizada de diferentes maneiras dependendo da versão do eclipse instalada.

Em seguida, vamos criar o novo projeto, selecionando "Maven Project" no Eclipse.
Clique em “skip archetype selection” e defina o group id como: org.mycompany.lightshop. O group id é similar ao pacote padrão/base da aplicação. O artifact id, que é considerado o nome do projeto, deve ser definido como: lightshop. Na opção "packaging" selecione "war".

O archetype é considerado um template para projetos do Maven. Existem diversos exemplos de archetypes para diferentes frameworks. 

Depois que o projeto foi criado, você verá uma estrutura de diretórios diferente da estrutura padrão de um projeto web dinâmico. Nesta nova estrutura teremos um arquivo chamado "pom.xml" na raiz do projeto. Com ele é possível configurar todo o projeto, como por exemplo: adicionar dependências, gerenciar o ciclo de deploy, gerenciar repositórios, configurar propriedades e etc.
Abra o "pom.xml". Na aba dependencies, adicionar as dependências necessárias para o projeto. Aqui vou apenas adicionar a dependência para a JSTL, como exemplo:



Após adicionar as dependências, vá nas propriedades do projeto e depois em "Project Facets".
Clique em "convert to facet form" para converter um projeto para a forma "facetada" (configuração em partes). 
Selecione "Dynamic Web Project", para transformá-lo em um projeto web, e em "further configuration avaiable..." para terminar a configuração web do projeto.
Em "content directory" coloque "src/main/webapp" que é a diretório padrão/base com que o Maven gerencia as páginas web e não mais "WebContent" como estávamos acostumados. Depois dê OK.

Selecione essa pasta (src/main/webapp), botão direito -> build path -> source -> use as source folder, para definí-la pasta como uma pasta que contém código-fonte.

Crie uma página index.jsp em na pasta webapp. Adicione o projeto ao servidor, inicie e teste!

[]s

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

StackOverflow Profile


profile for andvicoso at Stack Overflow, Q&A for professional and enthusiast programmers